https://www.linkedin.com/pulse/custo-padr%C3%A3o-como-algoritmo-nas-proje%C3%A7%C3%B5es-caio-/

ABERTURA DO CUSTO PADRÃO COMO ALGORITMO NAS PROJEÇÕES ORÇAMENTÁRIAS [27/05/2022]

27/05/2022 LINKEDIN: https://www.linkedin.com/pulse/custo-padr%C3%A3o-como-algoritmo-nas-proje%C3%A7%C3%B5es-caio-/

ABERTURAS DO PADRÃO BÁSICO EM ESPECÍFICO E DESVIO. INSTITUÍDO PELO PROFESSOR DR. ARMANDO CATELLI, EM TRABALHOS COM CLIENTES DA KASSAI

O Passado trás consigo a força avassaladora da inércia, que é capaz de criar automaticamente o futuro. Não havendo novas ações, de investimento ou desinvestimento, não haverá novas reações – conforme a 3ª Lei de Newton. Por isso, através das médias ponderadas históricas, podemos abrir e extrair os padrões básicos: de Custos, Despesas e Investimentos, para compor os algoritmos de inteligência artificial na criação dos Cenários & Simulações das Projeções Orçamentárias.

Com o saudoso Professor, o Senhor, Dr. Armando Catelli, trabalhando juntos com clientes da Kassai, ele já instituía como dica valiosa: as aberturas do padrão Básico – usado para tudo e todos, em Padrões Específicos – exemplo: por produtos, clientes, por máquinas, regiões, ou o por o que for relevante etc. E quando sem histórico, criando-se Padrões de Desvios com estimativas da área operacional, que ao existir histórico promove-se para um “Padrão Específico” ou um Padrão Básico.

Estes padrões de custos, despesas e investimentos – que são os principais artefatos para mostrar a verdade dos resultados – que podem não ser percebíveis, pois o óbvio é invisível – quanto mais abertos e aferidos pelos dados históricos reais, transformam os Relatórios gerenciais em verdadeiros potes de ouro.

O mercado atual está global e conectado, ou seja: hipercompetitivo. E as métricas que no passado não necessitavam de tanta acurácia, até porque inexistia ferramental para isso, hoje é vital a precisão.

Cuidado com a contabilidade presumida ou critérios de reconhecimento, sem a aferição padronizada pelos dados reais, para tomar suas decisões!

A INÉRCIA é uma força avassaladora, que mantém em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, o futuro da empresa, que para ter continuidade – e viver mais que o ser humano (exemplos de empresas: 100 anos Brasil, 700 anos Itália, 1400 Anos Japão), precisa demonstrar sempre resultados em um horizonte de pelo menos 5 a 10 anos à frente.

Quais Resultados? Os Econômicos (Lucros com Retorno), Financeiros (CAIXA e EBITDA com prazos balanceados) e sociais (Relato Integrado / GRI / E-ESG).

E a ferramenta para conferir isto é o PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO que pode calcular, controlar e se necessário modificar os Resultados do Futuro.

Cuidado para não permitir pensamentos: de que o Orçamento é só controlar despesa ou só reduzir custo! Isto não necessita de uma ferramenta de Planning, pois o ERP já faz.

Com exceção da variável “VENDA” – a mais importante da empresa – as demais variáveis orçamentárias possuem fórmulas científicas contábeis e financeiras, para gerar os Cenários & Simulações, projetando com acuracidade o DRE(lucro e retorno), FLUXO DE CAIXA e o BALANÇO PATRIMONIAL(Valuation).

A maturidade da cultura orçamentária começa em

[1] controlar o resultado do presente

[2] Calcular o resultado do futuro

[3] Manter ou mudar o resultado do futuro.

Isto, sim, é o verdadeiro Planejamento Orçamentário, que quando desenvolvido com planilhas em Excel, merece a migração para o que há de mais moderno em tecnologia sistêmicas integradas e conceituais.

Há três décadas fui “pica-pau” de orçamento e utilizava a planilha Lotus para gerar cenários e simulações.

Hoje, por falta de visão e comunicação das empresas fornecedoras de softwares de orçamento – e aqui incluo para alguns casos no passado a própria Kassai SBPL, ainda existem muitas empresas que continuam a utilizar planilhas, ou ferramentas não auditáveis, para esta nobre missão.

Atenção gestores: É possível armazenar o DNA da SUA EMPRESA em uma Solução de Planejamento Orçamentário, que tenha uma contabilidade por detrás, através de análises das contas e centros de custos, possibilitando tomadas de decisões pelas gerações futuras. Exemplo: se em diferentes exercícios fiscais, a conta GGF ou gastos gerais de fabricação, estiver em declínio, a empresa está se modernizando, se for ao contrário está ficando obsoleta ou menos produtiva! E por ai, vai…

A Kassai tem expertise neste assunto, com centenas de clientes, sendo a maioria de grande porte – que na verdade são conglomerados de dezenas, centenas ou milhares de filiais ou unidades de negócios, ao qual poderíamos comparar e denominar de GRUPOS DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, cada uma em seu ESPAÇO (Cloud) por afinidades.

Possuímos templates de Modelos de Gestão & Decisão, para todos os segmentos, e estamos criando espaços (cloud) por afinidades, e lançando o Programa de Educação e Implantação Compartilhada com várias empresas de pequeno porte – SBPL SDx Shared Deployment eXponential.

Por que refinar as métricas, modelos conceituais e utilizar ferramentas sistêmicas para conectar as pessoas – através do Planejamento Orçamentário ao Plano Estratégico Empresarial?

Porque bons resultados no presente, não garantem bons resultados no futuro. E mesmo os resultados ruins no presente, poderiam ser visualizados nos cenários e simulações x forecast no passado.

A 3ª Lei de Newton é clara: sem ação não tem reação, mas sim resistência à mudança. Se está parado, sem submeter alguma força, permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, para cima ou para baixo.

O Cultura do Planejamento Orçamentário, quebra o estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, quando for preciso. E por nossa experiência, o amadurecimento desta cultura se dá entre 3 e 5 anos de prática.

Grande maioria das corporações ainda utilizam planilha como ferramenta principal, que para esta tarefa é ineficaz em: segurança, performance para maior acuracidade, conectividade das pessoas, controle online dos gastos. E, podendo gerar informações não auditáveis, ou imprecisas.

Por este motivo, sua empresa pode sair na frente da concorrência utilizando tecnologias de ponta, tanto sistêmicas e conceituais.

A Kassai SBPL oferece uma ferramenta sistêmica, junto com conceitos e capacitação, para automatizar Pricing, Budget e Relatórios Gerenciais para decisão.

Temos os maiores clientes do país, clientes médios e agora partindo para clientes de pequeno porte: com o Programa de Educação e Implantação compartilhada do SBPL na versão SDx – Shared Deployment eXponential, fornecendo inclusive o apoio consultivo de executivos sêniores, nossos diligentes.

Publicaremos artigos com dicas valiosas e práticas, obtidas ao longo das três décadas atuando no mercado, através da Kassai NEWS a princípio semanalmente. Convido-os para assinar e compartilhar gratuitamente.

Para as soluções oferecemos as opções de Licença de Uso ou Aluguel, e Saas.

ALGUNS CASES:

Hospitais: Grupo Santa Catarina, AC Camargo

Logística: Grupo Águia Branca, Fadel

Serviços: Rede Bandeirantes de Televisão, Partage, Bancoob

Manufatura: Vedacit, Saint-Gobain, Pilkington, Silgan, Eliane

Educação: Ânima, Unisuam, Unicesumar, Fipecafi, Tiradentes

Varejo: Jaú Serve, Friozem

Abatedouro: Adoro Alimentos

Cordialmente,

Carlos Roberto Kassai, CAiO – kassai@kassai.com.br

COMPARTILHE ESSE POST:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja mais conteúdos...