Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/or%C3%A7amento-%C3%A9-um-instante-entre-duas-realidades-presente-caio/
O ORÇAMENTO É UM “INSTANTE” DA FUSÃO ENTRE DUAS REALIDADES: PRESENTE & FUTURO “SOMANDO” OS RECURSOS PARA SUPERAR AS RESTRIÇÕES ATUAIS E A INÉRCIA EMPRESARIAL NAS DECISÕES DE CRESCIMENTO E MODERNIDADE (LONGEVIDADE).
O Futuro é calculável e somente a variável Venda é “magia ”, ou seja: uma tarefa nobre para os “magos ” da área comercial. Os demais valores mutáveis são previsíveis, através de fórmulas contábeis e financeiras, que servem de algoritmo para os sistemas especialistas e IA.
Projeções precisas: de Lucro, Caixa e Patrimônio tornam-se negociáveis, seja para a emissão de debêntures, captação de empréstimos com taxas mais atrativas, títulos verdes, abertura do capital e a até a venda do próprio negócio.
A importância da assertividade dos números:
A contabilidade se resume em apenas duas operações matemáticas: somar & diminuir, ou debitas & creditar, ou entrar & sair. Ou seja: 100% credibilidade, razão pela qual o mundo a utiliza.
Cada país, região, contempla suas regras contábeis que podem diferenciar dos critérios puramente pela essência econômica (contabilidade gerencial).
O Professor Lineu Nassif, pesquisador que acompanha a Kassai há 30 anos, diz que: O Plano Orçamentário é a transformação em números do Plano Estratégico empresarial. Tudo deve estar registrado em uma conta ou em um centro de custo. E, se existe algo fora disso, ainda é apenas um sonho ou desejo do empresário, sem meta (valor, prazo).
No Plano de contas do Professor Nassif, além da geração das contrapartidas por competência (lucro e patrimônio), ele cria um nível a mais: as contrapartidas por regime de competência para gerar o “fluxo de caixa”. Quem disse que a contabilidade também não é financeira?!
A Cultura Orçamentária puxa, consolida, corrige ou inicia qualquer PLANO ESTRATÉGICO
Projeções futuras de lucro, geração de caixa e valuation podem ser contabilizadas e negociadas no presente, em dinheiro, para resolver dores, até então, consideradas crônicas e viabilizar um plano estratégico de modernidade e crescimento.
Sugerimos utilizar critérios da contabilidade gerencial
Exemplo:
· Trabalhar com o capital de terceiro para investimentos que sejam amortizados com a própria geração de caixa
· Valuation e marca forte proporcionam mais vendas e retorno
· Balancear prazos médios do EBITDA garantindo caixa
· Geração de caixa próprio extra EBITDA
· Garantir o verdadeiro lucro (econômico ou EVA)
· Valorização das ações para empresas de capital aberto
· M&A
Lista dos módulos de cálculos possíveis para as projeções:
Os conceitos econômicos (lucro e patrimônio) e financeiros (caixa) tratados com contabilidade, contribuem para a precisão e acurácia dos números, tornando os cenários & simulações mais assertivos.
O presente é fruto das decisões do passado, que traz consigo ao presente uma força avassaladora capaz, através da inércia empresarial, para conduzir automaticamente o futuro. É necessário enxergar se este futuro continua o ideal para a empresa.
A cultura orçamentária, através das projeções de médio e longo prazo, causa um choque de visão e por consequências: novos redirecionamentos.
Nem todas as empresas do mercado utilizam potencial da cultura
Ao longo de nossa jornada de planejamento orçamentário, por mais de três décadas e atuando nas maiores empresas do país e empresas médias, constatamos uma realidade: a maior parcela das empresas controlam os seus gasto, poucas calculam o futuro, e algumas mudam o futuro para longevidade.
Isto significa que há muito trabalho para nós da Kassai !
Que pode facilitar o processo, algumas vezes árduo, de implantação ao ter expertise duplo: tanto em tecnologia da informação como em conceitos de controladoria e finanças.
Abordamos este tema “prático” baseado em nossa carteira de clientes, como: Grupo ELIANE, VEDACIT, SAINT-GOBAIN, PARTAGE Shopping, Hospital Santa Catarina, RINNAI, YOKOGAWA, REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO, BANCO SICOOB (BANCOOB), FIPECAFI e mais de uma centena de outras cases.
Cordialmente,
Carlos Roberto Kassai – kassai@kassai.com.br – (11) 9.9976.4848
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E PARCEIROS
Caio Vinícius Vercesi Kassai – caio.kassai@kassai.com.br