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Que tal relembrar os melhores princípios econômico-financeiros de 2023 da Kassai News para começar 2024 com o pé direito?
Que tem como base nossa ampla carteira de clientes e potenciais clientes, que abrangem as principais empresas do país de todos segmentos, aos quais consolidamos há três décadas, nos orgulhando em fornecer uma “visão mais prática e abrangente” sobre os melhores modelos de tomadas de decisão.
Selecionamos as dez edições mais acessadas por oito mil assinantes assíduos e mais de trinta mil seguidores, sendo a maioria dos quais são gestores de alto escalão, como presidente, vice-presidente, diretor financeiro, Controller, gerente de planejamento, coordenador, analista e outros profissionais que têm interesse nesse assunto essencial.
Aliás, este assunto essencial, é a tecnologia do dinheiro que infelizmente não tem a mesma performance das demais tecnologia, como: medicina, ti, robótica, IA, ciência de dados, internet das coisas-IOT, realidade virtual, realidade aumentada, drones, impressão 3D e por ai vai quebrando recordes e recordes a cada dia.
“Será que essas outras tecnologias ousam mais e oferecem melhor desempenho por não estarem sujeitas a tantas leis regulatórias que inibem mudanças e melhorias, como é o caso da contabilidade oficial, que ao ser padronizada perdeu características importantes para a tomada de decisão?”
Organizações que aderem apenas aos modelos tradicionais da contabilidade fiscal, mesmo sabendo que estes possuem lacunas, usos inadequados, apontamentos e cálculos medianos que não refletem o valor justo por detrás, enfrentam o desafio de quebrar crenças enraizadas para instituir um novo hábito decisório, ao qual sugerimos, ao menos, conhecer os princípios gerenciais, pois os ganhos são nítidos e irão proporcionar decisões +mais saudáveis para garantir o lucro, o caixa e o patrimônio que formam a base para realizar a verdadeiras missões empresariais, que são: As Pessoas e o Meio ambiente.
O mercado está cada vez mais exigente em relação aos prazos, o que leva as organizações a pagar seus colaboradores e fornecedores antes de receber o dinheiro do cliente, resultando um desequilíbrio na geração de caixa.
Isso passa despercebido pelo EBITDA, um indicador de regime de competência que se popularizou há mais de 40 anos, criando um hábito inadequado nos dias atuais para indicar geração de caixa.
Cuidado! O Ebitda não é mais infalível para indicar caixa se os prazos estiverem desbalanceados.
Mesmo cobrando juros sobre os prazos?
Assim como um banco, nós também poemos vender dinheiro (caixa)!
Mas, somente teremos esse caixa com prazos balanceados.
É possível captarmos empréstimos para isso, mas um cuidado: a taxa de captação deve ser menor que a taxa cobrada dos prazos de vendas!
A melhor forma de enxergar o caixa é por meio do próprio Fluxo de Caixa, direto e indireto, que podem ser obtidos nas projeções orçamentárias.
+MAis DETALHES na edição abaixo da KASSAI NEWS:
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A MCh® ou MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO horária foi publicada em artigo e revista internacional, como ciência e inovação em Pricing.
No mercado a briga pelos preços de vendas é dos gigantes. Mas, dentro de casa, nas corporações temos domínio sobre a produtividade, que se mede pelo Lead-time ou caminho crítico, que contém gargalos de produções da teoria das restrições do Dr. Goldratt.
MCh® confronta margem tradicional com as horas gastas do lead-time, ou seja: aumentamos a produtividade e automaticamente aumenta-se a MCh®, proporcionando com isso um preço de venda mais competitivo.
Atenção: os indicadores tradicionais não utilizam o fator tempo, produtividade.
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A revisão do modelo conceitual de custos, despesas e investimentos é importante para alinhar corretamente a operação com as metas da empresa, tão importante quanto trocar de ERP.
É comum, mesmo com bons gestores, adicionar por seguranças “gorduras” que, em um mercado competitivo podem tirar vendas, ou proporcionar decisões incorretas.
A priori, tudo que for identificado ao produto, serviços, cliente, região, etc. deve ser alocado no custo, tomando o cuidado para eliminar a ociosidade e adicionar o ganho de escala para gastos fixos que se comportam como variável.
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A tecnologia reduz o custo e o markup reduz também o lucro, pois tem como base o custo que vem declinando exponencialmente.
Pode conferir isto, analisando grandes períodos (10 anos, 20 anos, 30 anos 100 anos)
A margem alvo, ou margem de contribuição objetivada, elimina este efeito direcionando os resultados para um retorno +adequado!
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A melhor ferramenta de combate às incertezas do futuro é o Budget, ou o Plano Orçamentário que transforma (ou cria a partir dele) o Plano Estratégico.
Quando elaborado com modelos conceituais e ferramentas sistêmica mais adequadas, produzem informações com maior acuracidade, que garantem as tomadas de decisão!
Feito desta forma, há poucas variáveis “bruxarias” como: a Venda! As demais variáveis possuem fórmulas científicas econômico-financeiras para projeção!
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Um alerta para a nova visão do futura dos custos: A parcela dos gastos fixos começa a preponderar a parcela dos custos variáveis!
E a alta assimetria de custos passa a ser um problema a ser vencido, ou seja: os gastos fixos aumentam com a venda, mas não diminuem na mesma proporção com a mesma queda de venda, deixando um legado chamado “custo fixo” ao qual não cortamos sem ônus.
Podemos combater isso, analisando com mais aberturas dos gastos fixos!
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Acreditem: a contabilidade gerencial já foi uma prática há três décadas passadas, mas por redução de custos: “foi cortada”.
Quando haviam duas contabilidades: uma alertava a outra nos desvios. Isto não ocorre hoje, aumentando “o gap” que podem prejudicar as decisões.
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LUCRO, CAIXA E PATRIMÔNIO SÃO TRÊS IRMÃOS que andam juntos com a Venda até certo ponto.
O Planejamento orçamentário pode contemplar projetos distintos de melhorias, ultrapassando ganhos dos limites naturais da venda.
Isto deve ser aproveitado pela gestão, como prática fundamental no orçamento para se obter bons resultados.
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O Custo Padrão é muito próximo do Orçamento! Ele carrega consigo a força da inércia (1. Lei de Newton), das experiências do passado, que não havendo forças contrárias (2a. Lei Newton), determinar futuro.
É possível aprimorar os cálculos de médias, com as variáveis das forças contrárias: cenário econômico, guerras, covid etc.
+MAis DETALHES nas duas edições abaixo da KASSAI NEWS:
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A idade de uma empresa deve ser, pelo menos, a soma das idades de seus fundadores e principais gestores (Professor Dr. José Roberto Kassai).
No Brasil há várias empresas com mais de 100 anos, na França com mais de 300 anos, na Itália com mais de 700 anos e no Japão empresas com mais de 1400 anos de existência.
Isto é possível com a passagem do bastão, armazenando o comportamento genético – transformado em números, codificados no Plano de Contas contábil, perpetuando as tomadas de decisão para as novas gerações.
É saudável uma revisão e atualização do Plano de contas da empresas, incorporando contas para: ESG, Relato integrado, aberturas adequadas aos modelos de custos, revisão dos centros de custos, etc.
+MAis DETALHES na edição abaixo da KASSAI NEWS:
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Espero que essa retrospectiva possa ser útil!
A Kassai tem sido uma ponte entre o mundo executivo que “pisa e amassa o barro” e o mundo acadêmico que “produz e inova os conceitos de negócio”, por mais de 30 anos!
Uma posição de privilégio! Que nós escolhemos envelhecer atuando como um bom vinho na melhoria dos resultados das empresariais.
E criamos uma abordagem inovadora no mercado, oferecendo uma solução completa, que pode incluir desde a consultoria, software, implantação, treinamento e suporte tecnológico e de negócios.
Com o suporte parcial ou total, permitimos que você dedique seu tempo a tarefas mais estratégicas, como controle e tomada de decisão.
Em 2024 estaremos à disposição para apresentar um pouco mais sobre essas soluções, tanto online quanto presencialmente, pois ainda enfrentaremos impactos da pandemia, guerra e outros desafios, aos quais podemos nos preparar, como fizeram os nossos clientes.
Conheça o resultado de 30 anos de trabalho da Kassai: o SBPL – Strategic Budget Plan!
Um ANO NOVO de bons resultados Financeiros, Ambientais e Sociais!
Carlos Roberto Kassai, CAiO – kassai@kassai.com.br – (11) 9.9976.4848
RELACIONAMENTO COM PARCEIROS E CLIENTES
Caio Vinícius Vercesi Kassai – caio.kassai@kassai.com.br