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“O INTRIGANTE FENÔMENO DE SENSAÇÃO DE CONFORTO EM RELAÇÃO ÀS IMPERFEIÇÕES NOS CRITÉRIOS CONTÁBIL-FISCAIS”
Há um intrigante FENÔMENO DE SENSAÇÃO DE CONFORTO em relação às imperfeições nos CRITÉRIOS CONTÁBIL-FISCAIS as quais paradoxalmente não são levadas a sério. Tais imperfeições são amplamente utilizadas nos ALGORITMOS para se tomar decisões ECONÔMICO-FINANCEIRAS, gerando ATITUDES que influenciam na percepção de verdades incontestáveis, que expomos a seguir:
ATITUDE 1: “Há um mercado que não enxerga imperfeições nos critérios contábil-fiscais e decide por eles”.
ATITUDE 2: “Há um mercado que enxerga imperfeições nos critérios contábil-fiscais, finge não ver, decide por eles e não percebe prejuízo”.
ATITUDE 3: “Há um mercado que enxerga imperfeições nos critérios contábil-fiscais, decide por eles, percebe o prejuízo, mas continua decidindo por eles”.
ATITUDE 4: “Há um mercado que enxerga imperfeições nos critérios contábil-fiscais, decide por eles, sofre e percebe o prejuízo e opta por buscar um Modelo contábil-gerencial +mais preciso mas paralisa, pois ainda é refém do velho hábito, fortalecido e “emancipado por Lei”.
ATITUDE 5: “Há um mercado que decide pelos critérios contábil-gerenciais, desfruta dos bons resultados, tendo o privilégio de ser um diferencial competitivo, pois ainda é a minoria”.
Como exemplo carinho: “Este intrigante fenômeno de sensação de conforto perante às imperfeições nos critérios contábil-fiscais e o uso excessivo de planilhas ao invés de sistemas +mais precisos para tomar decisões e criar os padrões ótimos para IA, se repete com os “nossos próprios gases gástricos, aos quais, desapercebidos por nós, surpreendem os outros.”
Alguns exemplos de imperfeições nos critérios contábil-fiscais:
Ativos não precisam mais ser corrigidos, gerando depreciação insuficiente para repô-los naturalmente sem infindáveis novos investimentos e empréstimos; não tem mais correção integral, nem considera o custo do capital empregado; método de custeio permite alocações não científicas e ociosidade; Lucro líquido ainda não paga os investimentos, desconsidera o Lucro econômico (EVA) etc.; dentro das normas é possível reduzir a carga tributária (IR), ocasionando um conflito: pois na verdade está se reduzindo o lucro e utilizando desta informação para decisões, etc.
A KASSAI OFERECE PRECISÃO NOS ALGORITMOS, POR MEIO DE “APRIMORAMENTOS” DE SEUS MODELOS CONTÁBIL-GERENCIAIS.
ALGUNS APRIMORAMENTOS: que permitem definir os “Padrões Ótimos” para que a IA reconheça padrões em uma grande base de dados da empresa.
Esta busca é feita por IA, através de métodos quantitativos e redes neurais.
APRIMORAMENTO NO PLANO DE CONTAS:
- Analisamos e adequamos “com aberturas” para permitir apontamentos corretos o Plano de Contas e Centros de Custos, para os métodos de custeios mais adequados, relatórios gerenciais, ESG Sustentabilidade, indicadores etc.
- Fruto dos pesquisadores da Kassai, implementamos um nível a +mais denominado FLUXO DE CAIXA, com parametrização de débitos e créditos em regime de caixa, para as contas geradoras de caixa. Isto torna a contabilidade: Econômica (competência) e também Financeira (caixa)!
- Preparado para que a Essência Econômica (gerencial) prevaleça sobre a Forma Jurídica (fiscal), ou seja: para se tomar decisões!
APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE CUSTEIO:
- O aprimoramento inicia na identificação correta das únicas “Variáveis controláveis”, as quais no longo prazo são semelhantes, porém no curto e médio prazo são diferentes em cada segmento: CUSTO, DESPESA, INVESTIMENTO e SEUS MESTIÇOS.
- Aprimoramos um Modelo de identificação & mensuração de gastos de forma mais “científica”, que leva em consideração o “uso” e o “comportamento variável ou fixo”, retirando a ociosidade dos produtos e serviços para maior competitividade.
- Como base, usamos o Custo Padrão Básico, Específico e Desvio de autoria do Professor Dr. Armando Catelli
- Implementamos o Custo Padrão por Ocupação® de minha autoria (Carlos Roberto Kassai)
- Ao final entenderemos que os “CUSTOS” não são os verdadeiros problemas da empresas, e sim: AS DESPESAS e INVESTIMENTOS.
APRIMORAMENTO NO PRICING:
- Abordamos o markup, indicador amplamente utilizado, apenas como referência de mercado, mas sugerimos apropriar os gastos que não foram identificados aos produtos, por uma margem alvo.
- No Montante desta margem alvo são considerados: todos os gastos não alocados aos produtos e serviços.
- A Margem Alvo é a Margem de Contribuição Objetivada, definida por estratégias, permitindo alternativa ao convencional uso do markup, percentual da receita e etc.
- A Margem é expressa em valor nominal (margem de contribuição) e por hora (Margem de Contribuição horária, MCh® que mostra margem onde outros indicadores somente financeiros não enxergam)
APRIMORAMENTO NO DRE:
- Ajustamos até o Ebitda ajustado, balanceando os prazos de recebimento contra os prazos de pagamentos, com aberturas: Benefício financeiro ($) e Custo Financeiro ($), muito útil para o varejo que têm pequenas margens.
- Expurgamos as vendas do último dia do mês, canceladas no primeiro dia do outro mês.
- Adicionamos, após o Lucro Líquido o Lucro Econômico (EVA).
- Sugerimos (gerencialmente) corrigir os ativos e todo o capital empregado, para cálculo +real do retorno
- Sugerimos (gerencialmente) a depreciação gerencial.
- etc.
A inteligência Artificial (que segundo o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, não é inteligente e nem artificial) e é realmente capaz de ajudar nas decisões econômico-financeiras, com análises descritivas, preditivas e prescritivas, mas depende essencialmente de algoritmos +mais precisos, que minimizem os desvios e as entropias (que podem causar análises incorretas) na definição dos ”Padrões Ótimos”, a serem reconhecidos pelas redes neurais.
Alguns exemplos de “Padrões Ótimos” para IA ajudar nas análises preditivas e prescritivas:
- Best-Margin®, a melhor recomendação ou projeção de margem de contribuição de produtos e serviços
- Best-MCh®, a melhor recomendação ou projeção dos maiores giros de produtos e serviços (Margem de Contribuição horária)
- Best-Sales®, a melhor recomendação ou projeção de vendas (Região, Clientes, Produtos e serviços…)
- Best-cash-flow®, a melhor recomendação ou projeção de geração de caixa (Região, Vendedor, Clientes…)
- Best-Budget®, Best-Profit®, Best-ROI®, Best-Valuation®, etc
- E análise preditivas e prescritivas que oferecemos sob medida “tailor-made” na solução Kassai SBPL
Espero que esta edição possa ajudar!
Estamos à disposição,
Carlos Roberto Kassai
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E PARCEIROS
Caio Vinícius Vercesi Kassai