Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/aumente-seu-caixa-alta-liquidez-com-gest%C3%A3o-da-inequa%C3%A7%C3%A3o-kassai-yzkif/
A liquidez é crucial para a saúde financeira de uma empresa, e de um indivíduo.
Pois afeta a capacidade de atender obrigações financeiras no curto prazo, que podem onerar o médio e também o longo prazo.
NÃO ESTAMOS FALANDO DE LUCRO.
Pois o lucro é apontado pelo regime de competência, que desconsidera os prazos. CUIDADO!
ESTAMOS FALANDO DE CAIXA, de Liquidez Imediata, de necessidade de capital de giro (NCG) positiva.
DIFERENTE DE UMA EQUAÇÃO
Que os algoritmos promovem igualdades entre ambos os lados, utilizarei, como KPI da gestão dos prazos, para direcionar o aumento de caixa: A INEQUAÇÃO
O objetivo deste KPI é direcionar, sempre, o aumento de caixa, mantendo nossa visão cristalina para isso, mesmo que o mercado seja resistente.
INEQUAÇÃO:
São algoritmos que promovem: Quanto maior a desigualdade entre ambos os lados, melhor, para aumentar o CAIXA, expressos pela fórmula:
Quando a Inequação do prazo é menor que 1, ou seja: paga se antes do recebimento, maior a NCG – Necessidade de Capital de Giro, que pode onerar a rentabilidade e valuation.
Os KPIs devem ser abertos ou estendidos para analisar: Cliente & Fornecedor, Vendedor & Comprador, Grupo Produto, Marca, Região, Empresa, entre outros aspectos relevantes.
Uma dica importante, é: padronizar e diminuir a quantidade de condições dos prazos de recebimento e pagamento, para facilitar a operação e aumentar a assertividade na construção deste indicador
O CAIXA É UM PRODUTO VALIOSO
Que deve ser “vendido e comprado”, como se faz em uma instituição financeira.
"Todas as corporações deviam ser vistas, também, como uma instituição financeira, adicionando o CAIXA na Lista de venda & compras" como um produto ou serviço.
A Kassai tem em sua carteira de clientes, bancos e instituições financeiras, o que nos permitem alertar isto para os gestores de todas as organizações, incluindo aquelas sem fins lucrativos (lucro zero não significa caixa zero), com intuito de aumentar o caixa.
No Orçamento Base Zero (OBZ) é possível tratar os prazos e também projetos de melhorias que aumentam o caixa.
AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Têm maior percepção para entender que, com o nascimento do dinheiro, tudo virou capital que se transforma em Bens e Serviços.
É comum, os segmentos não financeiros "perderem a visão" de que estes Bens e Serviços serão SEMPRE CAPITAL, e que não deveriam ter seus valores destruídos. Um exemplo: é o efeito da inflação que não é obrigado corrigir, fazendo com que análises, como "retorno de investimentos" possam ser questionáveis. "Isso pode ser tratado na contabilidade gerencial"
DORES & SOLUÇÕES da gestão da inequação dos prazos:
- Promove metas ao setor de vendas para gerar mais caixa (cliente, grupo de produtos)
- Promove metas ao setor de compras para gerar mais caixa (fornecedor, grupo de produtos)
- Direciona para diminuir a necessidade de capital de giro (NCG)
- Dá Maior credibilidade ao EBITDA (indicador contábil de caixa que desconsidera os prazos)
- Consciência ao vendedor de que ele, também, vende dinheiro (Juros)
- Consciência ao comprador de que ele, também, compra dinheiro (Juros)
- Proporciona maior liquidez para novos investimentos
- Orienta para NCG positiva (sem necessidade de recursos de terceiros)
EXCESSÃO: CONTRATOS-CLIENTES, até então considerados VIPs
O KPI da gestão do prazo é constantemente direcionado para gerar mais caixa. No entanto, podemos analisar possíveis desvios em contratos negociados que tenham necessidade de capital de giro (NCG) até para comprar a matéria prima.
- Conferir se estes contratos-clientes, até então considerados VIPs, mas que necessitam de capital de giro (NCG) para comprar até matéria prima: são rentáveis (ROI ideal) e geradores de caixa no médio e longo prazo.
- Importante: prever como isso afetará o caixa disponível a curto prazo. Uma maneira simples de pensar é imaginar como seria o fluxo de caixa se todos os contratos fossem assim. Quanto precisaríamos de dinheiro (nosso – próprio ou emprestado – terceiro) para cobrir essa diferença no prazo.”
- No cálculo incluir: Juros sobre o prazo (considerado efeito inflacionário) +mais Custo deste capital empregado com taxa ROI ideal para capital próprio (maior risco), ou de terceiro (deduzindo taxa de captação).
- Quando a empresa financia a matéria prima, ela se assemelha a um banco. Mas, é bom lembrar, que bancos operam com taxas de captação baixas ou quase zero, e o risco é diluído entre todos os seus clientes.
- Ter caixa é um indicador de boa saúde. A geração natural de capital próprio é saudável e contribui para um valuation mais elevado, permitindo a captação de recursos de terceiros com melhores taxas.
A Kassai News
Estar no mercado há mais de trinta anos nos concede a missão de publicar A Kassai News, trazendo dicas valiosas e conceitos que aplicamos ao longo de nossa trajetória, sempre com resultados positivos. Esta edição é um exemplo disso.
O que apresentamos aqui não é apenas um conceito teórico, mas um indicador comprovado que pode aumentar o caixa da sua empresa.
Por que consideramos importante divulgar este indicador?
Porque ainda encontramos empresas que, com o crescimento, perderam essa visão e se deparam com dívidas prejudiciais, que se tornam bolas de neve crescendo a cada período.
Um software que aprimora o ERP nas decisões estratégicas pode acelerar os resultados de geração de caixa.
Contate-nos, sem compromisso, para discutir mais sobre este assunto.
Esperamos que esta edição seja de grande ajuda.
Cordialmente,
Carlos Roberto Kassai
Área de Relacionamento
Caio Vinícius Vercesi Kassai