Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/intelig%C3%AAncia-artificial-planejamento-or%C3%A7ament%C3%A1rio-gra%C3%A7as-caio-t6cwf/
A Inteligência Artificial é capaz de emular os cinco sentidos em cérebros eletrônicos e digitais, criando sistemas e dispositivos que se tornam cada vez mais essenciais à sociedade, ao meio ambiente e ao mundo dos negócios.
A realidade é que IA não aprende como aprende o Cérebro Humano.
Ou seja: não substitui a Inteligência original do CEO ou de qualquer ser humano, para as tomadas de decisão e projeções econômico-financeiras, pois não possui “vontade-própria” e nem recebeu o presente do” livre-arbítrio”, que lhe permitiria decidir com a “intuição”, de forma independente e sem influência de quaisquer algoritmos.
Em pleno século XXI a Inteligência Artificial comprovada, é: considerada estreita e específica (Narrow IA,) e não geral (AGI - Artificial General Intelligence).
Segundo o Dr. Miguel Nicolelis, pesquisador brasileiro (Brainet) neurocientista responsável pelo projeto nos Estados Unidos Cérebro-Maquina (demonstrado na Abertura da Copa do Mundo de 2014, quando o paciente Leandro, paraplégico, conseguiu com seu cérebro chutar sua perna eletrônica e fazer um gol):
“O Cérebro Humano é uma orquestra cuja composição física dos instrumentos se modifica a cada nota musical produzida por esta orquestra”.
“E sempre dependerá do Algoritmos”
Mas, por meio de algoritmos contábil-financeiros
Já é viável identificar um “CENÁRIO ÓTIMO” para decisões e projeções orçamentárias, criando assim um “DNA REFERÊNCIA” com essas características, expresso em linguagem natural, ao qual a Kassai denomina de Padrão BEST-BUDGET ®, que habilita a rede neural e métodos quantitativos a interpretá-lo em uma extensa base de dados, contribuindo significativamente para ajudar nas análises “DESCRITIVAS – explicações da situação atual”, “PREDITIVAS – Previsões” e “PRESCRITIVAS – Recomendações”.
O Grande benefício disso:
É proporcionar maior acuracidade nos números e, principalmente, encurtar o período árduo de um processo orçamentário, de uma análise de viabilidade, de um investimento ou desinvestimento, valuation etc.
SBPL – Strategic BUDGET Plan
A solução da Kassai SBPL® – Strategic BUDGE Plan, foi desenvolvida inicialmente para atender BUDGET para grandes e médias empresas, evoluindo gradativamente para CUSTOS & PRICING, CONTABILIDADE GERENCIAL, BI e por isso preparada para IA – Inteligência Artificial.
SBPL® usa o princípio do Mapa mental (Machine Learning): base para as Rede neurais
É uma representação gráfica de ideias e conceitos, que ajuda a organizar informações de forma visual e lógica. Geralmente, começa com uma palavra-chave ou conceito central, a partir do qual são ramificadas outras palavras-chave, conectadas por linhas ou setas, formando uma espécie de “árvore” de informações. Essa técnica é muito utilizada para brainstorming, organização de pensamentos, planejamento de projetos e estudo, pois facilita a visualização das relações entre os diferentes elementos e auxilia na memorização e compreensão dos temas abordados.
SBPL® tem uma contabilidade por detrás: tornando os dados organizados e estruturados para IA “Auditáveis”, com um Plano de Contas que atende os regimes de: “Competência” e “Caixa:.
Fruto de pesquisa dos pesquisadores da Kassai, utilizamos um Plano de Contas de Centros de Custos que atende tanto o “Regime de Competência” para análises preditivas e prescritivas econômicas (Rentabilidade e Patrimônio), como o “Regime de Caixa” para análises financeiras preditivas e prescritivas (Fluxo de caixa).
A Kassai oferece a consultoria para fazer os ajustes gerenciais, que contribuem para diminuir os desvios ou as “entropias” dos dados que podem “contaminar” as projeções e os padrões das redes neurais.
A solução SBPL® cria o(s) Cenário(s) Ótimo(s): Padrão “BEST-BUDGET® ” para as redes neurais
Permite a criação de ilimitados cenários e simulações, com absoluta flexibilidade para as regras contábeis e financeiras.
Para cada análise congelamos um cenário ótimo, em um “DNA Referência”, com todas as características, ao qual denominamos de: padrão “BEST-BUDGET® ” geral ou específicos, que permite a criação na LN (linguagem natural) para reconhecimento das redes neurais e métodos quantitativos.
Detalharemos mais o padrão “Best-Budget” nas próximas edições da Kassai News
Por que vale a pena utilizar IA para ajudar no processo de decisão e orçamentário?
- O orçamento representa a materialização máxima do plano estratégico, contabilizando o “passado”, o “presente” e o “futuro”.
- O orçamento é a ferramenta que permite anular a inércia, uma força avassaladora do passado, capaz de criar um futuro que não seja mais o ideal para a sua corporação.
- Minimiza o árduo processo de Budget que envolve os principais gestores da empresa, dando lhes condições para melhores tomadas de decisão.
- Amadurece o uso da Inteligência Artificial na empresa proporcionando maior usabilidade e ganhos, considerando os dados e as particularidades históricas de cada organização.
Espero que esse assunto possa ajudar a sua empresa.
Cordialmente e à disposição.
Carlos Roberto Kassai, CAiO
(11) 9.9976-4848
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E PARCEIROS
Caio Vinícius Vercesi Kassai