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AMEAÇA & OPORTUNIDADE PARA AS VENDAS NO CUSTEIO. Rateio incha CUSTO, quando cai a demanda de mercado, por efeito da variação de volume e da OCIOSIDADE [12/09/2022]

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OS RATEIO INCHAM O CUSTO, QUANDO CAI A DEMANDA DE MERCADO, AO FRACIONAR POR UM VOLUME MENOR DE PRODUÇÃO, OS GASTOS ESTRUTURAIS FIXOS, CARREGANDO A OCIOSIDADE NOS PRODUTOS & SERVIÇOS.

Que culpa tem o produto ou serviço, se a demanda caiu?

É injusto receber frações de rateios maiores, dos gastos estruturais fixos, sem haver qualquer alteração de consumo, deles, no seu processo produtivo ou de servir !

E, CUIDADO COM OS FRACIONAMENTOS SEM IDENTIFICAÇÃO CIENTÍFICA, ou seja: que não representem o que realmente está por detrás disto, que é o: O CONSUMO REAL DO PRODUTOS E SERVIÇOS NOS PROCESSOS.

O método de custeio direto ou variável, ao qual aconselhamos, fraciona somente os gastos estruturais fixo, com comportamento variável e com Identificação científica, no processo produtivo ou de servir.

O método do custeio por absorção, utilizado pela contabilidade oficial e sancionado por lei, permite ratear o gasto estrutural fixo, mesmo sem ter comportamento variável e identificação científica, aos processos. (não vamos discutir isso, agora…)

 INDEPENDENTE DO MÉTODO DE CUSTEIO... PODEMOS MELHORAR TODOS ELES!! 

Independente do qual seria o melhor método de custeio, até porque nem sempre temos o poder de promover mudança dentro de uma corporação, perante um mercado enraizado com seus costumes arcaicos, podemos melhorar todos eles, aproveitando o “Bom” de cada um!

AO FRACIONARMOS QUALQUER DESPESA OU ATÉ INVESTIMENTO, NÃO IMPORTANDO O MÉTODO DE CUSTEIO, É NECESSÁRIO ANULAR O EFEITO DA VARIAÇÃO DE VOLUME E OCIOSIDADE, PARA QUE AS NOSSAS VENDAS NÃO SEJAM PREJUDICADAS, E NEM PERCAM A COMPETITIVIDADE.

 A matemática comprova... Qualquer mudança no denominador, muda a Fração 

Na matemática os Rateios são “Frações” iguais de um “Numerador” dividido pelo “Denominador, ou seja: Fração = Numerador / Denominador.

Mudar o denominador muda a Fração.

Exemplo 1: diminuir o denominador aumenta a Fração. Exemplo 2: mudar o tipo de denominador, muda a Fração.

 A contabilidade confirma... Mudou volume ou o Cost Drivers, muda o Rateio 

Na contabilidade os “Rateios” são fracionamentos iguais dos “Gastos fixos” dividido pelo “Cost Driver”, ou seja: Rateio = Gastos fixos / Cost Drivers.

Alterar o volume do Cost Drivers ou tipo do Cost Drivers, altera-se a fração do Rateio.

 Quando as vendas caem... O Rateio aumenta o custo, mas é só uma referência 

Exemplo: diminuindo o volume do Cost Drivers, aumenta-se a fração do Rateio. Ou, diminuindo o volume de vendas, aumenta-se o custo e preço.

Não é estranho, aumentar o custo e o preço, sem haver qualquer aumento no processo produtivo ou de servir do produto ou do serviço?

E, já pensou, o que seria mudar de Quilos para Dúzia?

 Quando o mercado não é comprador... não deveríamos aumentar Custo nem Preço 

CUIDADO: Se o mercado não está comprador, não devemos aumentar o custo nem o preço.

E, mudar o tipo de Cost Driver, pode até mudar as frações do rateio, mas atenção: Isto é apenas uma referência, e não realidade do processo (identificação de gastos).

Exemplo de Cost Drivers divisor: Kg, Tonelada, Dúzia, Metro, M2, M3, Gramatura, Unidade Peça, Caixa, Caloria, Saco, Litros, Homens horas, Faturamento, Lead-time etc.

 Ameaça em Oportunida 

Com a boa e calejada experiência da Kassai Consultores, de três décadas pisando e amassando o barro com os próprios pés no mercado, atuando em Custos, Pricing, Orçamento, Contabilidade gerencial, Capacitação de forma mais intensa, Desenvolvimento e Implantação de softwares complementares aos ERPs; podemos ajudar a transformar essa ameaça em oportunidade, para sua empresa criar um modelo de decisão e vender mais e melhor, ou seja:

Para anular o efeito da variação de volume e ociosidade, devemos utilizar e manter sempre, como divisor Cost Drivers, o VOLUME DA CAPACIDADE OPERACIONAL EFETIVA, e se houver variações com o VOLUME DA CAPACIDADE OPERACIONAL REALIZADA, mantemos o valor da fração do rateio original calculado, subtraindo a diferença da MARGEM GERAL DA EMPRESA, e nunca atribuindo ou culpando o produto ou serviço.

Autoria: Carlos Roberto Kassai, CAiO, sócio fundador e CEO da KASSAI Consultores

Desta forma, até o método de custeio por absorção, se torna melhor!

Principalmente se os Cost Drivers forem escolhidos por quem entende do processo, com um olhar mais de apropriar (identificação mais científica)

do que ratear!

 DEMONSTRANDO ANULAÇÃO DO EFEITO DA VARIAÇÃO DE VOLUME E OCIOSIDADE

                 EXEMPLO: MÃO DE OBRA DIRETA - MOD

                  Salário, encargos e benefícios 

CAPACIDADE OPERACIONAL EFETIVA     = 160 horas. CAPACIDADE OPERACIONAL REALIZADA = 112 horas CAPACIDADE OPERACIONAL OCIOSA       = 48 horas

Taxa MOD efetiva = Total MOD : Capacidade operacional realizada. Taxa MOD efetiva = R$ 80.000 : 112 horas

TOTAL DA MÃO DE OBRA DIRETA          = R$ 80.000. TAXA DE MÃO OBRA DIRETA EFETIVA = R$ 500 por hora

Rateio MOD = Capacidade operacional realizada x Taxa MOD efetiva Rateio MOD = 112 horas x R$ 500 por hora

RATEIO DE MÃO DE OBRA DIRETA  = R$ 56.000. PERCENTUAL RATEADO                      = 70%

Valor total Ociosidade = Capacidade operacional ociosa x Taxa MOD efetiva. Valor total Ociosidade = 48 horas x R$ 500 por hora

VALOR TOTAL DE OCIOSIDADE               = R$ 24.000 PERCENTUAL DE OCIOSIDADE                = 30%

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Partimos da capacidade efetiva e não da instalada
  2. Tratamos como DESPESA FIXA GERAL o valor da OCIOSIDADE
  3. Aliviando em 30% ou R$ 24.000 o CUSTO do produto ou serviço, deixando-o. MAIS COMPETITIVO!
  4. Ao aliviarmos o CUSTO, temos a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO GENUÍNA, para o PLANO DE VENDAS (Área comercial: ATENÇÃO para o esplendor da Margem de Contribuição).
  5. o  E, ao aliviarmos o CUSTO, seja tirando a ociosidade ou não rateando ao produto, estamos na verdade somente mudando de lugar: para o TOTAL DOS GASTOS FIXOS, tendo uma visão mais verdadeira do nosso maior problema, sem esconder nos produtos ou serviços, daquilo que precisamos vencer, nas nossas metas de vendas.

Se estivéssemos no século passado, ou mesmo no início do século 20, conseguiríamos atribuir “quase” tudo ao produto e serviço, pois se produzia poucas unidades, havia menor número de empresas, sem tanta diversificação de produtos e serviços. O processo era mais lento, mais artesanal. Seria tudo perfeito!

Isso, explica a existência de métodos de custeio antigos, como RKW ou custeio pleno, e até mesmo o RATEIO do Método de Custeio por Absorção, sem a obrigação da identificação científica.

Mas a realidade atual é que não se consegue “identificar cientificamente” a totalidade dos gastos, mesmos os diretos, para os produtos ou serviços, sem cometer injustiças, que podem tirar a real competitividade das vendas.

A concorrência é grande, a produção é alta, os processos fabris são robotizados, a produtividade bate recordes a cada dia, os investimentos duram menos, e por aí vai…

 NOSSA RECOMENDAÇÃO - PRICING 

Nossa recomendação para Análises de Rentabilidade e Formação do Preço de venda

  1. Considerar no CUSTO somente gastos fixos identificados cientificamente, e retirando efeito da variação de volume e ociosidade.
  2. Formalizar uma segunda contabilidade, A GERENCIAL, utilizando o Método de Custeio Direto ou Variável.

Por que não utilizar somente as regras da contabilidade oficial, emancipada por lei, como a maioria faz?

Porque até a matemática, de forma simples, explica que alterando o denominador, altera-se a fração do rateio, tornando-o só uma referência!

Já pensou em mudar o denominador de: Quilos para: Dúzia ?

Ambos são apenas referências, e não refletem o que deveria estar por detrás de tudo isso, ou seja: quanto consomem de processos ou gastos fixos!

Ao enxergarmos tudo isso, e decidirmos mudar, teremos um diferencial competitivo, sendo mais assertivo perante o concorrente.

Mas, ATENÇÃO: Ele também pode fazer o mesmo!

A Kassai em novembro de 2022, completa trinta anos atuando no mercado, e traz consigo: muitos casos de sucesso, que podemos conectar, para você confirmar e nos contratar!

Atendemos as maiores empresas do país, empresas médias, e agora com a FIPECAFI – Fundação dirigida por professores da FEA USP, estamos partindo também para o cliente de pequeno porte, através de um PROGRAMA COMPARTILHADO, o SBPL SDx!

Temos duplo expertise: TI & NEGÓCIO

Desenvolvemos e implantamos ferramentas sistêmicas, que complementam os ERPs, e oferecemos desde: a consultoria, capacitação, implantação de software e apoio mensal, garantindo o sucesso de MODELO DE DECISÃO MAIS COMPETITIVO.

Até a próxima edição da KASSAI NEWS!

Carlos Roberto Kassai, CAiO, (11) 9.9976.4848, kassai@kassai.com.br

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