https://www.linkedin.com/pulse/inconsist%C3%AAncias-de-balan%C3%A7o-do-caso-das-lojas-poderiam-caio-/

AS INCONSISTÊNCIAS DE BALANÇO, DO CASO DAS LOJAS AMERICANAS, PODERIAM SER VISUALIZADAS, “ANTES”​, NA ELABORAÇÃO DO BUDGET, COM LASTRO DA CONTABILIDADE [20/01/2023]

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/pulse/inconsist%C3%AAncias-de-balan%C3%A7o-do-caso-das-lojas-poderiam-caio-/

Mais importante que gráficos bonitos ou mesmo sistemas de renome mundial, são as informações confiáveis e auditáveis para decisão.

A confiança existe enquanto auditável.

O BUDGET é a ferramenta de construção do futuro, ou a contabilidade do futuro, e com a grande vantagem de se fazer cenários, até do resultado realizado permitindo ajustes gerenciais, auditáveis – com maior proximidade da verdade, nas previsões, análises de viabilidades, cenários de custos & pricing e relatórios gerenciais.

A ferramenta de BUDGET traz de volta a Contabilidade Gerencial, importando o cenário do realizado com permissão de “lançamentos de ajustes gerenciais – auditáveis” utilizando o que há de melhor dos critérios econômico-financeiros. Simples assim!

O futuro é calculável, e são poucas as variáveis que não existem ciência preditiva perfeita, como por exemplo: a venda, onde devemos priorizar nosso foco simulando constantemente os cenários com envolvimento e “expertise dos magos” da área comercial. As demais variáveis possuem fórmulas contábeis e financeiras, que num software especialista de planning, podem ser parametrizadas, geram rapidamente os relatórios integrados, confiáveis e auditáveis: DRE, FLUXO DE CAIXA E BALANÇO PATRIMONIAL.

UM ALERTA AOS BANCOS, FUNDOS, INVESTIDORES, CONSELHEIROS, CONTROLADORES E EXECUTIVOS EM GERAL, E ATÉ A CVM, ao caso das inconsistências contábeis das Lojas Americanas: exijam um BUDGET com lastro contábil

O CASO DAS INCONSISTÊNCIAS NOS BALANÇOS DA LOJAS AMERICANAS
INCONSISTÊNCIAS NOS BALANÇOS

Sem criticar, pois a imensa maioria já está fazendo, mas com intuito de ALERTAR a todos os Bancos, Investidores, Conselheiros e Gestores em geral das organizações, as inconsistências contábeis das Lojas Americanas, poderia ser visualizadas “antecipadamente”, e com maior transparência para mais decisores, permitindo ações corretivas, na elaboração de um BUDGET com lastro da contabilidade, e aqui um software de Planning que tenha essas características (uma contabilidade por detrás), permitiria abrir as regras contábeis e financeiras utilizadas na geração dos registros, confrontando-as, tornando-as “mais” transparentes, principalmente porque a cultura orçamentária amadurecida é mais participativa.

Mas será que compensa o trabalho de uma contabilidade por detrás, na elaboração do BUDGET? É tão fácil fazer na planilha!

Sim, pois uma ferramenta de planning preparada para isso, facilita as aberturas das parametrizações, feitas uma única vez, que necessitam somente para os valores relevantes, ou seja sempre será mais simples do que parametrizar a contabilidade fiscal. Sem contar, que isto dará uma informação mais precisa para decisão! Isto é um tesouro!

Uma informação mais precisa, permite decisões mais ousadas, mesmo na contramão do mercado.

Testemunhamos histórias, ao longo de nossa trajetória, de visibilidades de casos inconsistentes em relatórios, outrora gerados com ferramentas não auditáveis (planilhas, BI, e até planning sem essas características contábeis).

É claro que a genuína credibilidade, das operações de somar e diminuir, ou de entrar e sair, ao qual matematicamente confere 100% de credibilidade, por ser apenas duas operações, pode não mostrar inconsistências se os dados recebidos (de entradas) vierem fechados, mas cabe aqui uma observação: o amadurecimento da cultura orçamentária, que é uma riqueza ainda pouco explorada nas empresas, requer maior acuracidade nos dados, para os valores relevantes.

O Budget é na verdade a contabilização do futuro! Onde se enxerga o VALUATION da empresa!

É a transformação do Plano Estratégico em números científicos, contábeis e financeiros, onde podemos resolver “todos os problemas” sem soluções no curto prazo e às vezes médio prazo.

No Budget não há crise, apenas falência – com a grande vantagem de visualização antecipada, permitindo ações

As parametrizações através dos débitos e créditos, dos algoritmos de novos métodos de custeio (do produto, do processo, do cliente etc.), do algoritmo da margem de contribuição e da margem de contribuição horária, das apropriações mais inteligentes das despesas fixas, etc. São os insumos principais para se gerar as rotinas de Inteligência Artificial (IA).

A IA (inteligência artificial) copia, sim, os cinco sentidos humanos, mas não copia o cérebro, pois não tem vontade própria, nem o livre arbítrio. Ou seja: o computador sempre vai necessitar de uma rotina prescrita, para cada cenário.

Há poucas coisas que o “mundo todo utiliza”, exemplo: Água, Oxigênio e Contabilidade (talvez, por sua genuína credibilidade com os dados de entrada versus saída)

O BUDGET torna-se o segundo olho da empresa, que olha o futuro. O primeiro olho é a CONTABILIDADE, que olha o passado. E sabemos que ambos devem enxergar o mesmo horizonte, com os devidos ajustes auditáveis (explicáveis por lançamentos), e sendo áreas operacionais distintas – havendo desvios de inconsistências, e não explicadas pelos ajustes gerenciais, uma área poderá alertar a outra.

O BUDGET PODE ENXERGAR MAIS LONGE DO QUE OS OLHOS DO PRÓPRIO DONO, POIS TEM OLHOS DE AUDITOR

É primordial uma ferramenta mais evoluída de planning, com essas características contábeis, preferencialmente implantada por equipes com expertise contábil e financeiro, tendo desta forma grandes benefícios, como: números confiáveis e auditáveis, utilização de módulos de custeio mais apurados para custos & pricing, geração de caixa através do fluxo de caixa projetado, e não somente de um indicador como o Ebitda, ajustes de correção de bens e consequentemente da depreciação, para um indicador de ROI mais verdadeiro, e por ai vai.

ATENÇÃO: A visão de negócio – contábil e financeira é importante, para que tais benefícios sejam “vistos”, não só pela comparação de tecnologias, ou seja: não adianta mudar um software, mantendo conceitos de negócios inadequados.

Vamos tomar boas decisões, e garantir relatórios auditáveis, criando um futuro próspero e consistente para as empresas.

Nesta desenfreada evolução tecnológica, há negócios exponenciais, com valuation extraordinários, alguns até com prejuízos no curto e médio prazo. Mas, no longo prazo, qualquer negócio deve ser consistente, cumprindo com seu retorno de investimento, condição imprescindível para sua continuidade.

Cuidado Google, Apple, Amazon, Netflix, Unicórnios…

A Kassai é parceira da FIPECAFI – Fundação dirigida por professores da FEA USP, que representa a comunidade acadêmica no CPC –  Comitê de Pronunciamento Contábeis.

A solução Kassai SBPL – Strategic Budget Plan tem todas essas características contábeis, integrando-se com todos os ERPs do mercado.

Além da solução tecnológica, oferecemos a consultoria, pareceres contábeis, capacitação para executivos, e apoio mensal, parcial ou total, na operação de Controladoria e Finanças para decisão.

Temos uma carteira de clientes, com as maiores empresas do país, empresas médias e agora partindo para empresas de pequeno porte, através de um Programa de Implantação compartilhado do SBPL eXponential, que abrange desde a consultoria, software, capacitação e apoio mensal.

Completamos trinta anos atuando no mercado com essa solução, portanto temos a obrigação da “excelência” neste assunto.

Cordialmente e à disposição

Carlos Roberto Kassai (CAiO)

kassai@kassai.com.br

caio.kassai@fipecafi.org

(11) 9.9976.4848

COMPARTILHE ESSE POST:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja mais conteúdos...