Linkedin: https://www.linkedin.com/pulse/como-profissionalizar-o-seu-planejamento-or%C3%A7ament%C3%A1rio-kassai-eaaof/
Mais importante que dominar brilhantes técnicas de negócios, é fundamental institucionalizá-las!
Um Software de Planning atua como um verdadeiro guardião dos comportamentos, práticas e rotinas a serem adotadas por um grupo de gestores, de forma repetitiva e automática. Esse processo cria um padrão comum de ação dentro da organização.
Ele funciona como um cérebro-eletrônico que estabiliza-hábitos-coletivos e os “induz” consistentemente às melhores práticas orçamentárias e tomadas de decisão, como por exemplo: “Alertar que o limite dos gastos está quase sendo atingido”, “Impedir a geração de novas solicitações de compras sem verbas”, “Predizer pela tendência que a projeção de vendas não será atingida”, “Alertar o gestor sobre possíveis estouros de verbas”, “Criar cenários & simulações para análises de viabilidades de projetos”, “Permitir criar um cenário participativo com os gestores”. E efetuar importantes projeções do período, como: “do Lucro”, “do Caixa”, e até do “Valuation”, entre outros +MAIS.
Embora ele não tenha vontade própria nem livre-arbítrio, é possível parametrizar os algoritmos mais avançados em contabilidade, finanças e até em um pouco de estatística, transformando-os em verdadeiros “coaches” digitais. Ele pode não só identificar onde está a rentabilidade nas vendas e decisões, mas também aplicar métodos de custeio mais justos e perfeitos do que os da contabilidade fiscal tradicional. E o mais impressionante: com um toque de estatística, eles conseguem calcular tendências, analisando variações de desempenho entre unidades por meio do desvio padrão, apontando com precisão onde os lucros aumentam ou diminuem. Um verdadeiro cérebro eletrônico que não apenas ensina, mas também corrige, alerta e previne erros, guiando com as melhores práticas em uma corporação.
E, na minha opinião, o ponto mais relevante: contar com uma contabilidade por trás que gera todas as informações auditáveis, algo que nem o Excel, nem o BI podem oferecer. Essa robustez contábil, que deveria ser fundamental, infelizmente acaba passando despercebida pela maioria dos decisores. Afinal, esse detalhe é o que realmente garante confiabilidade e segurança nas decisões financeiras.
Ele não apenas acelera a adoção das melhores práticas, como também fortalece a capacidade de decisão coletiva! Integrando todos os seus gestores, Online, ao plano estratégico, através do cadastro de usuários e perfis de acesso.
A planilha Excel não faz isso! Ela, na verdade, insiste em manter-se soberana dentro das corporações, mas não traz a estruturação e estabilização dos hábitos corporativos, necessários para garantir mudanças significativas e duradouras na gestão orçamentária e de decisão.
Os “Mestres do Excel”, sim, são talentosos guerreiros que driblam os perigos constantes dos campos minados, fazendo milagres à beira do caos, e conseguem entregar, mesmo com as fragilidades das planilhas: um DRE, um Fluxo de Caixa e um Balanço Patrimonial, convencendo seu CFO – que, convenhamos: não tem outra opção.
Aliás, nem mesmo um sistema seguro como o ERP, consegue executar esta tarefa essencial, pois se limita a seguir rigorosamente somente as regras da contabilidade fiscal.
Um BI também não é eficaz para isso, pois é limitado em seus módulos de cálculos auditáveis. Mas, facilitam o entendimento das informações, através de seus gráficos visuais, sendo complementares!
A cultura do Planejamento Orçamentário é essencial para assegurar a sustentabilidade e crescimento da empresa, tanto no presente quanto no futuro. Talvez, ela seja ainda mais relevante do que a contabilidade fiscal, que olha apenas para o passado. Seria sensato torná-la não apenas uma prioridade, mas uma prática obrigatória nas corporações, garantindo um foco constante em metas e decisões estratégicas.
Nossa carteira de clientes contém as maiores e médias empresas instaladas no Brasil e no exterior. Temos propriedade para afirmar, que: quem experimenta uma implantação bem feita de um software de planning, nunca mais volta atrás.
Não é a toa que a KASSAI já está há mais de três décadas atuando nesta área, especializando-se cada vez mais!
Busque conhecer mais detalhadamente este software, preferencialmente com especialistas no assunto: tanto em tecnologia como em negócios.
Por que fazer isso?
Porque, para um software de planning – a projeção do lucro, do caixa e do valuation é calculável. E, com excessão da variável venda – que é pura magia – e podemos deixar isto para os magos da área comercial, as demais variáveis possuem fórmulas contábeis, financeiras e estatísticas.
Um software de planning, permite criar cenários & simulações: iniciando pela variável venda!
Aproveite o momento para pensar e repensar o seu próximo BUDGET!
Deixe-o cobrar o controle dos gastos dos gestores automaticamente, permitindo que os mesmos visualizem com antecedência as surpresas, e invistam +mais seu tempo na parte nobre: criar cenários & simulações!
Aproveite este momento para refletir e aprimorar o seu próximo BUDGET! Permita que ele atue como uma ferramenta de gestão poderosa, cobrando automaticamente o controle de gastos dos gestores, antecipando surpresas e antecipando surpresas. Assim, você e sua equipe poderão focar seu tempo e energia na parte mais estratégica e nobre: “a criação de cenários inovadores e simulações que moldarão o futuro da empresa”.
Procure uma empresa, que, como a Kassai: na implantação faz também a capacitação dos conceitos de negócio – no calor da emoção com os próprios dados da empresa.
Busque uma empresa que tenha cases de sucesso em todos os segmentos, pois poderá lhe dará dicas preciosas de outros segmentos diferentes do seu!
Espero, de verdade, que mais edição possa ajudá-lo!
Cordialmente,
CARLOS ROBERTO KASSAI
RELACIONAMENTO COM CLIENTES E PARCEIROS
Caio – caio.kassai@kassai.com.br