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O princípio da filosofia de Sócrates: Conhece-te a ti mesmo, é uma das máximas gregas escrita na entrada do Tempo de Apolo no século XV, aceita como axioma ou verdade, pela Arte e pela Ciência, para o equilíbrio da vida.
A experiência da Kassai de 30 anos atuando com as maiores empresas do país de todos os segmentos, faz-nos concluir que este conhecimento para: o equilíbrio do resultado empresarial se dá através dos Custos.
O Modelo de custo influencia diretamente nas estratégias, e deveria ser como um Terno feito por um Alfaiate, ajustado sob medida.
A contabilidade fiscal ao padronizar o método de custeio, desfavoreceu a individualidade e os ajustes do Alfaiate, que podem ser tratados na contabilidade gerencial.
No Brasil o método padrão é o Custeio por absorção que permite rateios não científicos, ou seja: não identificados com o uso, podendo distorcer os resultados
ALGUMAS OPORTUNIDADES & AMEAÇAS NO MÉTODO DA CONTABILIDADE FISCAL:
Esses desajustes podem tirar a competitividade das vendas, principalmente quando o mercado não está comprador:
- Ameaça: Quando cai o volume das vendas, há sobrecargas de custos aos produtos e serviços, pois a variação do volume de venda influencia no aumento ou diminuição do custo, sem haver de fato um efetivo aumento ou diminuição de custo.
- Oportunidade: Tratar esta variação de volume através do CUSTO PADRÃO POR OCUPAÇÃO® [autoria: Carlos Roberto Kassai]
- Ameaça: A simples mudança de um direcionador de custo, ou cost drivers de rateio, muda o custo sem haver de fato mudança alguma no processo. Na dúvida, tratar como Custo Estrutural Fixo x a Margem de Contribuição Objetivada.
- Oportunidade: Utilizar Direcionares de custos que mensuram o “consumo” mais correto do processo, sempre com o envolvimento da área operacional. Aconselhamos criar um Comitê de Custos, para revisar sempre as taxas e o modelo, pois por medida de segurança, para quem não enxerga o “todo” e as estratégias que há por detrás de um modelo, é comum adicionar as famosas “gorduras”, que num cenário ocioso por tirar ainda mais a competitividade das vendas.
Além disso, pode demonstrar equivocadamente a verdadeira rentabilidade nas decisões e estratégias, conforme o uso:
- Ameaça: Ao Permitir reduzir a carga tributária com apenas reclassificações contábeis da lei. Exemplo: Ao reduzir o Imposto de Renda, na verdade está se reduzindo a demonstração do lucro, e o grande risco é utilizar desta informação para decisão.
- Oportunidade: Implementar o Modelo da Margem de Contribuição Objetivada, do Professor Catelli.
O Retorno dos Investimentos pode ser demonstrado favorável ilusoriamente:
- Ameaça: Os Bens não são mais obrigados a serem corrigidos, destruindo valor pelo efeito da inflação, e gerando depreciação insuficiente para repô-los naturalmente sem novos infindáveis investimentos.
- Ameaça: Custo do Capital Empregado ainda não é reconhecido por lei, penalizando principalmente os estoques que são permanentes do Varejo que não transformando primordialmente seu capital em equipamentos, não tem direito nem ao valor da depreciação, mesmo que sem correção.
- Oportunidade: Implementar a Contabilidade Gerencial para seguir os preços justos e perfeitos. E se for Líder de mercado, poderá aumentá-lo.
Na verdade, tudo é capital que se transforma:
Com a criação da moeda, antes supostamente os valores deveriam ser negociados através das trocas, ao qual intuitivamente se deveria perceber o valor natural das coisas, tudo passou a ser Capital que se transforma:
No varejo: primordialmente se transforma em estoque, que mesmo sendo permanente não contabiliza no preço o custo do estoque (repetimos aqui pela gravidade, que: nas manufaturas há o privilégio da contabilização da depreciação, inclusive pelo concorrente, por isso: gerando maior ebitda e geração de caixa do que o Varejo e Serviços).
Na manufatura: primordialmente se transforma em equipamento, que mesmo sem a correção do bem, tem o privilégio da contabilização da depreciação e portanto no preço de venda – inclusive pelo concorrente, permitindo maior Ebitda, maior geração Caixa se os prazos médios estiverem balanceados.
Em Serviços: primordialmente se transforma em mão de obra, com o risco de acumulação da propriedade intelectual na forma de valor intangível, que oferece maior risco do que a forma do valor tangível. Mesmo o segmento de Serviços não tendo o privilégio da depreciação, isto é amenizado por uma margem de lucro maior do que o Varejo.
Diante das fartas nomenclaturas conceituais de custos existentes, que se contradizem e até confundem nosso cliente, vamos simplificar para nosso entendimento e assimilação na linguagem usual que utilizamos em nossos trabalhos:
Podemos dizer que o Capital dentro de casa se transforma em Três Semelhantes no longo prazo, porém Distintos no curto e médio prazo, que são: Os Custos (variáveis), as Despesas (fixas) e os Investimentos (eventuais).
OS CUSTOS VARIÁVEIS SÃO OS OUTROS: que bem separados não representam problema algum, pois somente existirão se existir Venda ou planejamento de Vendas.
AS DESPESAS FIXAS, INCLUSO O LUCRO DESEJADO, SOMOS NÓS, A EMPRESA: Aos quais devemos prioridade máxima. Os modelos que utilizam identificação ao invés de rateios não científicos, aumentam a verdadeira visão da estrutura fixa, alertando-nos nas projeções futuras.
INVESTIMENTOS SÃO EVENTUAIS CUSTOS, com privilégio de retorno no longo prazo, responsáveis pelo crescimento empresarial. Tornam-se variáveis quando identificado para algum cliente, região etc. E, neste caso, devem ser tratados com a metodologia de Retorno de Investimento.
A grande máxima de tudo isto, é que: tudo que for identificado pelo comportamento, pode ser tratado como Variável (no produto, serviço, cliente etc.), independente se na literatura seja um Custo, uma Despesa, ou um Investimento.
É claro que devemos utilizar sempre o modelo do CUSTO PADRÃO POR OCUPAÇÃO®, que desconsidera a variação de volume e ociosidade, gerando a genuína Margem de Contribuição.
O Custo existe, independente de enxergá-los bem ou não: tarefa nobre da escolha do seu Modelo de Decisão!
Com os Demonstrativos publicados de mais de dois períodos, até do concorrente, é possível conhecer dados preliminares de custos, a margem de contribuição, Ebitda etc.
CONHECER OS CUSTOS É CONHECER A EMPRESA.
Por exemplo: Se a Conta “GGF – Gastos gerais de fabricação” estiver aumentando em vários anos é sinal de obsolescência da fabril. Se estiver diminuindo é sinal de novo parque fabril, produtividade.
Ao trabalhar com a Margem de Contribuição Objetivada, desconsiderando os rateios não científicos ou não identificados pelo uso, temos surpresas, como: O Patinho Feio se tornando em Cisne, e vice-versa.
Meu pai foi um exímio alfaiate e minha mãe costurava vestidos de noiva, por mais de 40 anos, por isso digo com propriedade que os ajustes sob medida fazem toda a diferença. Continuo com a profissão deles, mas um Alfaiate de modelos de Decisão, sob medida.
Lembro-me bem, que ambos concebiam, muito antes, moldes que faziam em papelão, como padrões para cada perfil de seus clientes, que facilitavam riscar e cortar o tecido tirando poucas medidas, como se fosse um custo padrão – do Professor Catelli: Básico, Específicos e Desvios.
Tenho a recordação guardado na memória das inúmeras vezes que ele entrega seu terno ao cidadão, normalmente no dia do seu casamento, pois dizia que não queria que amasse! E às vezes surpreendia com uma gravata feita por ele mesmo, de presente, e exigia que estivesse horas antes de barba e cabelo feito, pois não queria ver “terno seu” deselegante.
Não adianta adquirir ferramentas de: Planning, Analytics, BI ou outras que complementam os ERPs, sem investir num modelo de custo inteligente.
Por que investir nisto? Se a maioria utiliza o padrão da contabilidade fiscal
Justamente por esse motivo: para sair na frente da concorrência!
Sendo um colossal diferencial competitivo
As corporações já estão acordando para essa visão cristalina dos custos!
Por isso, sem sombra de dúvida posso sugerir, que corra atrás disto!
Oferecemos uma solução completa para tudo isso, que compreende: desde a consultoria, treinamento, software e apoio.
Alguns Clientes: Jaú Serve supermercados, Ale Combustível, Bancoob Banco Sicoob, Rede Bandeirantes de Televisão, CPQD, Grupo Ânima, Unisuam, Tiradentes, Fipecafi, Grupo Santa Catarina, AC Camargo, Vedacit, Eliane, Saint-Gobain, Pilkington, Cebrace, Myralis, KLABIN e mais de uma centena de outros cases de sucesso.
Cordialmente,
Kassai SBPL
Carlos Roberto Kassai – kassai@kassai.com.br
Marketing e relacionamento
Caio Vinícius Vercesi Kassai – caio.kassai@kassai.com.br