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Custeio por absorção, o oficial da contabilidade, estoca despesa do mês das produções não faturadas, misturando e confundindo o resultado dos períodos [22/03/2023]

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/pulse/custeio-por-absor%C3%A7%C3%A3o-o-oficial-da-contabilidade-estoca-caio-/

O método de custeio por absorção, que é o oficial da contabilidade fiscal, armazena no estoque as despesas fixas do mês, rateadas aos produtos ou serviços, não faturados ou vendidos no mesmo mês.

Misturando e, portanto, confundindo o verdadeiro resultado de cada período. Cuidado!

A tecnologia a cada dia bate recordes e mais recordes de “redução de custo”, e o método de custeio por absorção, através do seus rateios não científicos, “aumentam o custo”.

E pior: proporcionam aumento da estrutura fixa empresarial, pois escondendo parte no custos dos produtos e serviços, tiram a visão real do verdadeiro problema a ser vencido: CUSTOS FIXOS.

Nas projeções orçamentárias, tendo um custo padrão contaminado com rateios, ou seja: maior, ao aumentar volumes de vendas, aumenta-se também os gastos fixos (que deveriam ser fixos!!!). Cuidado!

Para uma boa tomada de decisão, entenda & utilize o método de custeio variável ou direto, que não promove rateios dos gastos com comportamento fixo, mas de forma muito responsável apura-se “tudo” que se identifica aos mesmos.

Fundamentalmente apropria-se no custo dos produtos e serviços, somente o que tem comportamento variável (isso mesmo: “comportamento” e não apenas a definição clássica dos livros), podendo ser um custo, uma despesa ou até mesmo um investimento (cobrando seu devido retorno), e todos identificados cientificamente.

A identificação deve ser feita por um direcionador ou driver de custeio fiel, autêntico e incontestável pela área operacional (as profissionais que fazem acontecer, negociam os contratos, a engenharia etc.), e claramente aceito pelas demais áreas, sem a reclamação que hoje é comum dos rateios não científicos.

Quando se tratar de uma despesa ou investimento, com comportamento variável, deve ser eliminado a ociosidade, ou seja: mantida sempre as taxas padrões, mesmo com a variação de volume.

E se houver variação de volume? Quem paga a conta nunca será o produto ou serviço!  Mas, a margem.

Desta forma, teremos um custo limpo, cristalino, translúcido para proporcionar aumento exponencial das vendas com rentabilidade.

Ao longo da trajetória com centenas de casos reais, aprendemos no linguajar dos clientes, algumas definições essenciais para aplicarmos em nossos modelos:

  • Custos variáveis são os outros, e não representa problema algum.
  • Custos fixos somos nós, a empresa, este sim o grande problema a ser vencido em cada período.
  • Lucro é custo fixo, salário do patrão, imprescindível para continuar investindo.

Mas, Kassai: quando você faz consultoria acaba aumentando nosso CUSTO FIXO! Não senhor: damos uma visão real do seu custo fixo, o maior problema a ser vencido em cada período, e podemos distribuí-los (overhead) nas táticas de pricing.

Não iremos abordar agora: PRICING. Mas, cuidado com o simples markup. Utilizem a Margem Objetivada de cada área.

E reafirmamos algumas estratégias:

  • Lucro tem a fórmula certa: montante capaz de retornar todo o capital empregado com taxa ideal de risco
  • O capital empregado deve (ou deveria) ser corrigido, mesmo a contabilidade fiscal não exigindo
  • Exponenciar lucro: é girar o custo fixo! Por isso, precisamos separá-lo bem (joio do trigo).
  • O melhor direcionador ou driver de custeio para girar é a produtividade.
  • O Lead-time, que considera os gargalos, mede a produtividade.
  • Conheça a Margem de Contribuição horária ou MCh® (h = Lead-time).

O custo é o fundamento de qualquer modelo de decisão, por isso é preciso tratá-lo com cautela e atenção.

E pasmem, feito isso: verdades podem se transformar em miragens e vice-versa.  Bons clientes ou proudutos/serviços, podem se tornar vilões e vice-versa.

Revisão do método de custeio é um grande diferencial competitivo.

É necessária uma mudança drástica do método oficial.

Mas, por que mudar?

Para sair na frente da concorrência.

Antes que a concorrência o faça!

Pois, a probabilidade de o mercado continuar no método puramente fiscal é grande, mas líderes de mercado tem uma missão no planeta: alicerçar um modelo de custeio que combine “mais venda & rentabilidade”.

Em mais de 150 clientes, e ao longo de três décadas, testemunhamos vários executivos “Pacioli” dentro das empresas promovendo mudanças radicais.

É comum encontrarmos em nossos clientes, profissionais com “grande” experiência e conhecimento, alguns deles com mestrado e doutorado.

Muitos destes, ainda no anonimato, pois ainda não escreveram um artigo ou uma tese para ser publicada como ciência e inovação em custos & pricing.

Pelo menos conheçam: o custeio variável ou direto!

Se achar necessário, estamos aqui para ajudá-los!

A Kassai juntamente com a parceira tecnológica FIPECAFI (FEA USP), oferece a solução SBPL – Strategic Budget Plan, que facilita todo esse processo.

Cordialmente,

Carlos Roberto Kassai, CAiO – kassai@kassai.com.br – (11) 9.9976.4848

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