https://www.linkedin.com/pulse/rei-charles-iii-contadores-podem-ajudar-salvar-o-mundo-caio-/

DA ORIGEM DA CONTABILIDADE DE PACIOLI À ATUALIDADE DO REI CHARLES III. DA SIMPLEZA DAS OPERAÇÕES DE SOMAR & DIMINUIR ATÉ A CONTABILIDADE AMBIENTAL-A4S [28/09/2022]

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/pulse/rei-charles-iii-contadores-podem-ajudar-salvar-o-mundo-caio-/

DA ORIGEM DA CONTABILIDADE MODERNA DO FREI PACIOLI, EM 1.494, À ATUALIDADE DO REI CHARLES III DO REINO UNIDO:

(Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), e Chefe de Estado de mais 14 (Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu).

DAS PARTIDAS DOBRADAS DE PACCIOLI ATÉ A CONTABILIDADE PARA SUSTENTABILIDADE A4S – ACCOUNTING FOR SUSTAINABILITY, liderada pela sua alteza o Príncipe de Gales, recém proclamado em 10 de setembro de 2.022 como Rei do Reino Unido que declara:

“Acreditem ou não, senhoras e senhores, os contadores podem ajudar a salvar o mundo”, com a contabilidade para sustentabilidade – A4S, do Overshoot Day.

O QUE É O OVERSHOOT DAY?

É o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja: Dia que o planeta consome mais recursos naturais finitos do que produz, apresentando riscos significativos, Mudanças climáticas, que terão impactos profundo sobre a sociedade e a economia. Este ano de 2.022 já ocorreu em 28 de julho, onde podemos acompanhar pelo site: www.overshootday.org

A simpleza de apenas duas operações de somar & diminuir ou de debitar & creditar, ou ainda entrar & sair, auferiu-se insuspeição natural, ou seja: a genuína credibilidade, na qual em silêncio, sem publicidade e de espaço a espaço, fora conquistando e alojando-se, como um vírus, em todas as corporações do planeta, em princípio: como inofensiva e versada controladora do patrimônio: a Contabilidade!

Adequando-se aos padrões de cada continente, país, estados e cidades, estatuiu normas próprias e distintas – sem perder uma padronização global, para a certeza e a confiança, a fidúcia da escrituração, que sendo afiançada mundialmente com exigência legal, provoca um gênesis, surgimento de uma poderosa: “Ferramenta de Transformação”.

Mas, o que o célebre matemático e frade franciscano Luca Pacioli, considerado o “pai da contabilidade moderna”, não poderia imaginar, em pleno século 20, seria o uso destas informações estruturadas da contabilidade para a Sustentabilidade, tornando os seus informes contábeis como “alertas ao mundo” para “soar o alarme”, e ser levado a sério, enquanto ainda há tempo para agir.

O rei ambientalista aos 21 anos, muito adiante de seu tempo…

O jornal britânico Guardian trouxe uma declaração de Charles ainda nos anos 70 que revela como o então Príncipe de Gales estava preocupado com a “maior ameaça à vida no planeta”.

“Enfrentamos neste momento os terríveis efeitos da poluição em todas as suas formas cancerígenas. Há a crescente ameaça de poluição por óleo no mar, que quase destrói as praias e certamente destrói dezenas de milhares de aves marinhas.”

E prosseguiu o jovem príncipe:

“Há poluição química lançada nos rios por fábricas de produtos químicos, que entope os rios com substâncias tóxicas e aumenta a poluição nos mares. Há a poluição do ar por fumaça e gases liberados por fábricas, além de gases bombeados por carros e aviões sem fim.”

Ele pede que as empresas se associem a EARTH CHARTER (Carta da Terra), para arrecadar fundos.

A Carta da Terra – Earth Charter é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

FORBES: De acordo com o economista Robert Costanza, a interconectividade dos serviços de meio ambiente e ecossistema natural tem valor anual estimado de US$ 46 Trilhões.

Que causa mundial mais nobre, um rei poderia abraçar!

NO MUNDO: No dia 02 de agosto de 2.010, foi anunciada a iniciativa do “IIRC” – Comitê Internacional para Relatórios, que pertence ao projeto “GRI” – Global Reporting Initiative” e da “A4S” – Accounting for Sustainability”, liderado pelo Rei Charles III.

E, com a participação de um brasileiro: Professor Nelson Carvalho !

Nelson Carvalho é membro fundador do NECMA/USP, diretor de Pesquisas da FIPECAFI, Professor da FEA/USP, membro do Comitê de Sustentabilidade da BM&FBOVESPA e da Fundação Amazônia Sustentável FAS, ex-presidente do IASB (International Accounting Standards Board), ex-diretor da CVM e do Banco Central, e representa o Brasil no IIRC.

NO BRASIL: No dia 05 de maio de 2.010, foi anunciado pela primeira vez, o Diálogo IFRS & GRI na FEA USP, onde se chegou à seguinte conclusão: “… Se não houver uma ação concreta por parte da contabilidade e de finanças em que os mercados possam compreender, de nada adianta a retórica dos ambientalistas…”. Esta iniciativa foi liderada pelo NECMA/USP e FIPECAFI.

Helen Brand, CEO of ACCA e Member of de ABN, enfatizou que 60% dos CEO não tratam a Sustentabilidade em seus planos atuais, mas que 88% dos alunos da próxima geração de CEO disseram estar comprometidos.

Por que acrescentar Sustentabilidade JÁ, no Plano Estratégico ?

Porque, com exceção do BRASIL (Amazonia) e Rússia (Floresta Boreal que é o dobro da Amazônia), o mundo já está negativo, tendo como grandes vilões são: USA(30%) e China(15%). Os demais: EU(9%), Índia(7%), Rússia(5%), Japan(4%), Canadá(2%) Brasil (2%) e Peru(0,5%).

Em 2.050 teremos 9,7 bilhões de habitantes, e não há como abrigar e alimentar a todos.

Urgente mudar os indicadores, só financeiros, para também não financeiros: Manufaturado, Humano, Intelectual, Humano, Social e relacionamento, Natural e o Financeiro.

Planejar a falência das empresas que destroem para que elas se renovem.

Vamos nos conscientizar, para que nossos filhos, netos e bisnetos tenham uma vida plena.

A Kassai tem em sua carteira vários clientes sustentáveis.

Tudo são decisões a serem tomadas… O resto é orçamento!

Ou seja: Podemos decidir ter uma empresa mais sustentável, e garantir o Plano de Sustentabilidade no Planejamento Orçamentário Empresarial, integrado e permanente, utilizando ferramentas sistêmicas modernas e integradas aos ERPs.

Estamos à disposição para ajudá-los,

Carlos Roberto Kassai – kassai@kassai.com.br – (11) 9.9976.4848

RELACIONAMENTO COM CLIENTES E PARCEIROS – www.kassai.com.br

COMPARTILHE ESSE POST:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja mais conteúdos...

Verified by ExactMetrics