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O custo contábil gerencial é mais preciso para evidenciar o limite do preço agressivo, permitindo aumentar as vendas com a margem ideal!
O custo contábil fiscal (oficial), ao ser padronizado, perdeu importantes características, que, além de permitir sinalizar incorretamente as margens, pode comprometer a competitividade.
"Exemplo: 'gorduras', 'ociosidade', 'rateios inadequados', 'desconsideração dos prazos médios de recebimento e pagamento', 'ausência de correção dos ativos', 'falta de custo do estoque e do capital empregado', entre outros."
Tais imperfeições, surgidas ao longo do tempo, tornaram-se invisíveis tanto para a lei quanto para a maioria dos executivos.
Visualizá-las é o primeiro passo para vender mais e melhor!
Criando uma contabilidade de custo gerencial, através de um modelo de identificação e mensuração, que proporcione a cada negócio uma Margem Alvo nominal, por detrás dos índices tradicionais, como: Markup, Preço por Kg, Preço por M2, Preço por Dúzia, tabela, Preço por tonelada etc.
Os indicadores tradicionais se perdem no tempo, pois não enxergam de forma clara, o valor nominal que há por detrás, principalmente porque a cada revisão este valor pode mudar, e é muito comum manter os mesmos percentuais, taxas e índices.
Alguns gestores até fazem alterações, mas, pelo seu feeling e não com cálculo científico.
Estes indicadores tradicionais podem ser mantidos como referência no mercado, porém, aconselhamos, mostrar por detrás a margem alvo nominal, revisada.
A solução da Kassai foi desenvolvida para administrar tudo isso, pois abrange desde a consultoria, a implantação do software SBPL®, capacitação e apoio pós-implantação, permitindo cenários especiais que simplificam a visão do que é custo, despesas, investimentos e seus “mestiços” – uma novidade que está surgindo com a evolução tecnológica, que põe em dúvida as definições clássicas dos livros, pois podem se comportar de forma “variável ou fixo” a cada contrato.
ESQUEMA DO CÁLCULO DO LIMITE DO PREÇO AGRESSIVO
Algumas ações realizadas em nossos trabalhos:
- Retirada a ociosidade do custos dos produtos (Custeio Variável e Fixo identificável)
- Utilização do custo para servir (Cliente, Região)
- Aplicação do Custo Padrão por Ocupação® (custo de mão de obra relevante, fornos)
- Inserção do custo do capital empregado e taxa de retorno (EVA)
- Implementação por detrás do Markup e outros tradicionais da margens alvo por negócio/linha
- Balanceamento dos Prazos médios de pagamento x recebimento (validar o EBITDA)
- Instituição da MC – Margem de Contribuição genuína para direcionar vendas e rentabilidade
- Instituição da MCh® – Margem de Contribuição horária, para aumentar a rentabilidade, com a mesma estrutura, priorizando no Plano de Vendas os produtos & serviços com fluxos rápidos.
Alguns casos de sucesso para referenciar:
- Aumento de 8% na rentabilidade geral (MCh® – Margem de Contribuição horária)
- Preço +mais competitivo para produtos com fluxos rápidos (MCh®)
- Aumento no preço dos produtos com fluxos lentos (MCh®)
- Quadruplicação das vendas na região: Interior SP (Custo para Servir)
- Plano de vendas priorizando Mão de obra 100% variável (Custo Padrão por Ocupação®)
- Revisão de contratos de grandes Clientes que pagam em 120 dias (penalizando o caixa)
- Nova visão das melhores margens com a implementação do custo gerencial
- Mudança da visão da rentabilidade por cliente com a implementação do custo para servir
- Aumento de venda com margem alvo pelo mix de produtos e serviços
- Criação de Algoritmos contábil-financeiros sob encomenda para criação de Software de otimização (hoje IA).
Nos orgulhamos a cada cliente novo, pois cada trabalho é ímpar, e o aprendizado adquirido “em conjunto” é contínuo.
E o fruto obtido é mais saboroso, pois atuamos com dados reais e com gestores excepcionais (verdadeiros Pacioli’s que estão no anonimato), que conhecem suas empresas como a palma da mão.
Por que insistimos em um Modelo de Custo Gerencial?
A resposta é muito simples: “A grande maioria ainda é guiada puramente, pelos critérios contábeis fiscais (oficiais)”.
Ou seja: Fazer isso agora, ainda é um diferencial competitivo!
“No calor da emoção durante as implantações, a Kassai oferece a alguns clientes a capacitação pontual dos conceitos parametrizados. Essa é uma nova forma de transferir conhecimento de maneira acelerada por meio do software.”
Não estamos falando de IA, ou inteligência artificial, mas de algoritmos inteligentes utilizados em mais de uma centena de cases, que deram certo, e que recebem melhorias a cada nova implementação!
O fruto de nosso trabalho de três décadas é a solução de software, que contém um “cérebro eletrônico parametrizados com conceitos gerenciais”, capaz de orientar as corporações para cumprir a maior obrigação: retorno de todos os seus investimentos.
Nós entendemos que após isto, torna-se mais fácil executar a verdadeira missão empresarial, que são: AS PESSOAS, A SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE.
Conheçam o SBPL® – Strategic Budget Plan e se surpreendam!
Até a próxima edição,
Carlos Roberto Kassai
(11) 9.9976.4848
SETOR DE RELACIONAMENTO
Caio Vinícius Vercesi Kassai
(11) 4522.2988