https://www.linkedin.com/pulse/um-carrinho-de-supermercado-precisa-em-m%C3%A9dia-25-margem-caio-/

Um CARRINHO de supermercado precisa em média de 25% de Margem. Quando não atinge, ao invés de aumentar os preços, diminui de alguns e repassa a outros [03/08/2022]

LINKEDIN: https://www.linkedin.com/pulse/um-carrinho-de-supermercado-precisa-em-m%C3%A9dia-25-margem-caio-/

Um carrinho de supermercado precisa em média de 25% de margem para o seu ponto de equilíbrio.

Quando não atinge, ao invés de aumentar os preços, diminui de alguns produtos chamariz repassando a outros.

CONFIRAM UM CASE DE SUCESSO: JAÚ SERVE COM NOSSA SOLUÇÃO SBPL – Strategic BUDGET PLAN

Case de sucesso : JAU SERVE Supermercados

O varejo traz consigo importantes LIÇÕES em seu MODELO DE TOMADA DE DECISÃO, para se lidar com margens baixas em um mercado competitivo.

VAMOS EXPLORÁ-LAS:

LIÇÃO 1: NO VAREJO É COMUM NÃO APURAR LUCRO POR PRODUTO, SOMENTE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.

Segmentos que apuram lucro de seus Produtos ou Serviços, precisam ratear suas despesas fixas do período, que mudam segundo o driver de divisão, ou seja: a não ser que se tenha somente um produto, são rateamentos imprecisos, que ainda podem encobrir no custo a ociosidade e ineficiências do processo, tirando competitividade das vendas.

Alguns Setores podem ter alguns gastos fixos de períodos identificados – com cálculos científicos, como por exemplo: a energia elétrica do setor de Frios e Carnes, constituindo assim a Margem de Contribuição do Setor.

LIÇÃO 2: O VAREJO GANHA NO GIRO,  OU NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO horária, MCh®

Ganhar no giro é diminuir o lead time do processo prateleira que no varejo é “armazenar”, (que na indústria é “produzir”). Diminuir o tempo que o produto fica na prateleira é aumentar a produtividade e consequentemente aumentar a MCh®.

Exemplo 1 – produto com menor margem (tradicional) contribuindo mais nas vendas do varejo:

  • O arroz sushi tem margem de contribuição de R$ 20 por pacote de 5kg, e o arroz branco tem margem de contribuição de apenas R$ 5 por pacote de 5kg. No entanto os giros de cada um são bem diferentes, em uma determinada região, ou seja: a cada 1 hora se vende apenas 10 unidades do arroz sushi contra 100 unidades do arroz branco. Portanto, o arroz sushi, mesmo tendo uma margem superior de R$ 20, contribui com apenas R$200 de margem por hora (MCh®=200), enquanto o arroz branco, mesmo tendo uma margem menor de R$ 5, contribui com R$ 500 por hora (MCh®=500).

Exemplo 2 – Produtos com margens (tradicionais) iguais contribuindo com rentabilidades diferentes nas vendas do varejo:

  • Tanto um pacote de 5k de arroz branco, como um fardo de 4 unidades do papel higiênico cloud possuem margens iguais de R$ 5 cada um. No entanto os giros de cada um também são bem diferentes, ou seja: a cada 1 hora se vende 100 unidades do arroz branco contra 1000 unidades do fardo de papel higiênico. Portanto, o arroz branco, mesmo tendo uma margem igual de R$ 5, contribui com R$ 500 por hora (MCh®=500), enquanto o papel higiênico contribui com R$ 5000 por hora (MCh®=5000).

LIÇÃO 3: O VAREJO PROMOVE PRODUTOS CHAMARIZ             AUMENTANDO A MARGEM PELO MIX DE VENDA

Quando a margem não atinge seu ponto de equilíbrio, ao invés de aumentar os preços, diminui de alguns produtos chamariz, com margem zero, para aumentar a margem pelo MIX de vendas.

Isto é uma estratégia de Pricing para atingir seu Ponto de Equilíbrio ou a Margem de Contribuição objetivada = Despesas fixas do Período + Lucro Desejado

Soluções inteligentes integradas com o erp e frente de caixa, permitem enxergar Online o ponto de Equilíbrio das vendas!

LIÇÃO 4: SEU MAIOR CAPITAL EMPREGADO É O ESTOQUE DE PRODUTO QUE INVENTARIADO DIARIAMENTE, PERMITE COMPRAR BEM.

É boa prática de alguns supermercados utilizarem algoritmos inteligentes para política de suprimento, e para que o sistema emita a solicitação de compras corretamente, praticam o inventário rotativo e diário.

LIÇÃO 5: TARGET DE CUSTEIO ALVO PARA FORNECEDOR. CONTROLE ONLINE TARGET.

É boa prática do varejo em geral, em particular para os supermercados, incorporarem rotinas inteligentes no sistema de suprimento para que controle o target de custo alvo por fornecedor, Online. Esta medida garante a Margem objetivada para o melhor Preço competitivo.

Os fornecedores conseguem, também no mix de compra, adequar-se ao custo médio alvo, através de descontos, dúzia de treze, prazos etc.

LIÇÃO 6: CULTURA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO INTEGRADO & PERMANENTE.

Uma solução de Planning integrada com o ERP, permite acelerar o amadurecimento da cultura do Planejamento Orçamentário, que proporciona controlar o Real versus Orçado, Forecast & Rolling Forecast.

O Budget ou Plano Plurianual bem-feito, com respaldo contábil – auditável, permite acompanhar com precisão a Lucratividade, a projeção de caixa, e até o Valuation da empresa.

Faz com que a empresa gere valor nos 3 potes de Ouro: Lucro, Caixa e Patrimônio.

Permitindo acompanhar online os resultados, criar cenários & simulações para promoções, análises de viabilidade de novos investimentos, abertura de novas lojas etc.

A Kassai tem expertise no segmento de varejo em geral, e em especial ao segmento de supermercados, onde seu sócio fundador atuou por 16 anos com diretor financeiro de uma das maiores cooperativas de consumo do país.

Neste ano de 2022 a Kassai completa 30 anos de atuação no mercado consolidando uma solução completa, desde o software, consultoria, capacitação e apoio, que pode acelerar e assegurar boas tomadas de decisões para garantir a rentabilidade desejada.

Conheça a solução SBPL – Strategic Budget Plan para grandes e médias empresas.

E a Solução SBPL SDx – Shared Deployment eXponential para empresas de pequeno porte.

Por que uma solução de software pode ajudar?

Porque a tecnologia disparadamente está à frente das revoluções, proporcionando o “fazer acontecer”!  Sistematizando e garantindo o processo, diminuindo o risco de informações não confiáveis e integrando as pessoas ao Plano Estratégico.

Aproveite o MOMENTO para Planejar o BUDGET 2023!

Temos templates prontos de todos os segmentos, e nossa equipe possui duplo expertise: tanto em negócios como em Tecnologia da Informação.

ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA UMA DEMONSTRAÇÃO ONLINE ou PRESENCIAL

Cordialmente,

CARLOS ROBERTO KASSAI, CAiO – (11) 9.9976.4848 – kassai@kassai.com.br

COMPARTILHE ESSE POST:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja mais conteúdos...

Verified by ExactMetrics