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Um carrinho de supermercado precisa em média de 25% de margem para o seu ponto de equilíbrio.
Quando não atinge, ao invés de aumentar os preços, diminui de alguns produtos chamariz repassando a outros.
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O varejo traz consigo importantes LIÇÕES em seu MODELO DE TOMADA DE DECISÃO, para se lidar com margens baixas em um mercado competitivo.
VAMOS EXPLORÁ-LAS:
LIÇÃO 1: NO VAREJO É COMUM NÃO APURAR LUCRO POR PRODUTO, SOMENTE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO.
Segmentos que apuram lucro de seus Produtos ou Serviços, precisam ratear suas despesas fixas do período, que mudam segundo o driver de divisão, ou seja: a não ser que se tenha somente um produto, são rateamentos imprecisos, que ainda podem encobrir no custo a ociosidade e ineficiências do processo, tirando competitividade das vendas.
Alguns Setores podem ter alguns gastos fixos de períodos identificados – com cálculos científicos, como por exemplo: a energia elétrica do setor de Frios e Carnes, constituindo assim a Margem de Contribuição do Setor.
LIÇÃO 2: O VAREJO GANHA NO GIRO, OU NA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO horária, MCh®
Ganhar no giro é diminuir o lead time do processo prateleira que no varejo é “armazenar”, (que na indústria é “produzir”). Diminuir o tempo que o produto fica na prateleira é aumentar a produtividade e consequentemente aumentar a MCh®.
Exemplo 1 – produto com menor margem (tradicional) contribuindo mais nas vendas do varejo:
- O arroz sushi tem margem de contribuição de R$ 20 por pacote de 5kg, e o arroz branco tem margem de contribuição de apenas R$ 5 por pacote de 5kg. No entanto os giros de cada um são bem diferentes, em uma determinada região, ou seja: a cada 1 hora se vende apenas 10 unidades do arroz sushi contra 100 unidades do arroz branco. Portanto, o arroz sushi, mesmo tendo uma margem superior de R$ 20, contribui com apenas R$200 de margem por hora (MCh®=200), enquanto o arroz branco, mesmo tendo uma margem menor de R$ 5, contribui com R$ 500 por hora (MCh®=500).
Exemplo 2 – Produtos com margens (tradicionais) iguais contribuindo com rentabilidades diferentes nas vendas do varejo:
- Tanto um pacote de 5k de arroz branco, como um fardo de 4 unidades do papel higiênico cloud possuem margens iguais de R$ 5 cada um. No entanto os giros de cada um também são bem diferentes, ou seja: a cada 1 hora se vende 100 unidades do arroz branco contra 1000 unidades do fardo de papel higiênico. Portanto, o arroz branco, mesmo tendo uma margem igual de R$ 5, contribui com R$ 500 por hora (MCh®=500), enquanto o papel higiênico contribui com R$ 5000 por hora (MCh®=5000).
LIÇÃO 3: O VAREJO PROMOVE PRODUTOS CHAMARIZ AUMENTANDO A MARGEM PELO MIX DE VENDA
Quando a margem não atinge seu ponto de equilíbrio, ao invés de aumentar os preços, diminui de alguns produtos chamariz, com margem zero, para aumentar a margem pelo MIX de vendas.
Isto é uma estratégia de Pricing para atingir seu Ponto de Equilíbrio ou a Margem de Contribuição objetivada = Despesas fixas do Período + Lucro Desejado
Soluções inteligentes integradas com o erp e frente de caixa, permitem enxergar Online o ponto de Equilíbrio das vendas!
LIÇÃO 4: SEU MAIOR CAPITAL EMPREGADO É O ESTOQUE DE PRODUTO QUE INVENTARIADO DIARIAMENTE, PERMITE COMPRAR BEM.
É boa prática de alguns supermercados utilizarem algoritmos inteligentes para política de suprimento, e para que o sistema emita a solicitação de compras corretamente, praticam o inventário rotativo e diário.
LIÇÃO 5: TARGET DE CUSTEIO ALVO PARA FORNECEDOR. CONTROLE ONLINE TARGET.
É boa prática do varejo em geral, em particular para os supermercados, incorporarem rotinas inteligentes no sistema de suprimento para que controle o target de custo alvo por fornecedor, Online. Esta medida garante a Margem objetivada para o melhor Preço competitivo.
Os fornecedores conseguem, também no mix de compra, adequar-se ao custo médio alvo, através de descontos, dúzia de treze, prazos etc.
LIÇÃO 6: CULTURA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO INTEGRADO & PERMANENTE.
Uma solução de Planning integrada com o ERP, permite acelerar o amadurecimento da cultura do Planejamento Orçamentário, que proporciona controlar o Real versus Orçado, Forecast & Rolling Forecast.
O Budget ou Plano Plurianual bem-feito, com respaldo contábil – auditável, permite acompanhar com precisão a Lucratividade, a projeção de caixa, e até o Valuation da empresa.
Faz com que a empresa gere valor nos 3 potes de Ouro: Lucro, Caixa e Patrimônio.
Permitindo acompanhar online os resultados, criar cenários & simulações para promoções, análises de viabilidade de novos investimentos, abertura de novas lojas etc.
A Kassai tem expertise no segmento de varejo em geral, e em especial ao segmento de supermercados, onde seu sócio fundador atuou por 16 anos com diretor financeiro de uma das maiores cooperativas de consumo do país.
Neste ano de 2022 a Kassai completa 30 anos de atuação no mercado consolidando uma solução completa, desde o software, consultoria, capacitação e apoio, que pode acelerar e assegurar boas tomadas de decisões para garantir a rentabilidade desejada.
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